Quais as diferenças entre UX, UI, Front End e Back End?

Com certeza você já se perguntou o que é Ux, UI, Front End e Back End? Eles são nomes usados com frequência na área do desenvolvimento, mas o que exatamente são? A gente te responde!

Muitos profissionais ao contratarem um desenvolvedor acabam sem saber as áreas de atuação que cada profissional tem, então, vamos trazer de uma forma clara e simples, as diferenças de cada área.

Em nosso conteúdo sobre as 7 etapas do desenvolvimento de um software comentamos um pouco sobre tudo o que um “desenvolvedor” pode fazer dentro do seu projeto, mas nem sempre um desenvolvedor de UX sabe atuar no Back End, e ai podem acontecer algumas dificuldades no processo…

Então, quais as diferenças entre Front End e Back End?

Profissionais de User Experience, ou os famosos UX correspondem à melhoria contínua da usabilidade de seu sistema, ou seja, eles se preocupam com produzir uma interação simples e intuitiva entre usuário e máquina, que se traduz em uma satisfação ao realizar as tarefas de maneira descomplicada. Um bom UX Design segue as diretrizes de sistema, entende o contexto do usuário, cria personas e faz bom uso de convenções regionais (como a leitura da esquerda para a direita em países ocidentais).

Já os profissionais de User Interface Design ou UI são os responsáveis por como o cliente enxerga seu produto, indo além de esquema de cores, fontes e botões, mas todo um desenvolvimento gráfico que incorpore a percepção sobre a própria empresa (sua marca é sóbria, sólida, confiável ou é mais acessível, próxima ao cliente?), passando por animações, responsividade, dicas e sugestões visuais que guiam a interação e ainda análises de mercado.

Vamos falar dos desenvolvedores Back-End?
São eles os encarregados de fazer o planejamento, a construção, a implementação e a manutenção da estrutura tecnológica que constituem a base de um site. Sem esse trabalho, nada na internet pode funcionar, já que tudo está integrado ao mecanismo conectado aos servidores.

E o Desenvolvedor Front End?
São eles que acessam os arquivos de design e cria um plano para transformar esse design em um código funcional – que pode estar escrito em uma das linguagens disponíveis para isso, como html, css, ou até mesmo sem código, ou seja, ele é o responsável por transformar a experiência de usuário em algo funcional e agradável.

Viram só, cada desenvolvedor atua em alguma área. Normalmente os profissionais de Front End tem já algum conhecimento de UI e UX para facilitar no seu trabalho, mas nem sempre ele é capaz de gerar o design antes de aplica-lo. Já o Back End, é o cara que fica por trás, nos bastidores deixando tudo alinhado.

Então quando falamos das etapas de desenvolvimento, é muito importante você analisar se seu planejamento conta com os profissionais adequados para cada etapa.

O Autor:

O Autor:

Artigos relacionados