Desenvolvedor Junior, Pleno e Senior?

Você já deve ter ouvido aí pelo mercado as palavras: desenvolvedor Senior, Junior ou pleno, mas quem eles são? O que comem? Onde vivem? Bora responder essas questões hoje aqui na DevMagic!

Para quem é de fora, alguns termos na área de TI podem ser bem complexos, então vim aqui te explicar de forma simples as diferenças em cada um desses profissionais…

A gente sabe que muitas vezes quando uma vaga é anunciada, essa termologia para explicar o que é esperado de um profissional muitas vezes “Não é publicada”, e aí podemos ter uma falha de comunicação – o que é super comum. Então o que é esperado quando citamos: Vaga profissional e aí o termo? Olha ai!

Um profissional Júnior, assim como a palavra já dá a entender é aquele que ainda precisa de supervisão durante seus processos, têm um conhecimento básico de softwares e hardwares, sabe pelo menos uma linguagem de programação, ajuda e colabora no planejamento inicial do projeto e trabalha, na maioria das vezes, em funções e ferramentas internas de software.

Já aquele profissional Pleno, ele é capaz de realizar tarefas com menos supervisão que o Junior, também já conhece a maioria das etapas dentro do processo de desenvolvimento, consegue configurar o ambiente para realizar os desenvolvimentos sozinho, detecta se têm algum erro no código e tenta deixa-lo mais eficiente, sendo capaz também de criar e escrever esses códigos.

Por último, temos o profissional senior, que assim como um pokemom, é uma evolução dos outros 2 profissionais, sendo capaz de supervisionar e coordenar equipes, entende um projeto e consegue criar os métodos para seu desenvolvimento, ou seja, como vai ser implementado ou mantido, consegue dar suporte aos devs junior e plenos, ajuda nas revisões de códigos periódicas e claro, também auxilia na melhoria dos códigos construídos.

Deu para entender que muitas vezes apesar da termologia, alguns profissionais que se consideram Junior, durante os primeiros meses de empresa ou dentro de um projeto, podem já estar qualificados como um Senior, e assim por diante.

É claro, que dentro desta área a aprendizagem contínua, principalmente com as novas linguagens e ferramentas que surgem é importante.

E aí, você se considera Junior, Pleno ou Senior? Já viu profissionais que muitos falavam ser Junior e que se mostraram qualificados como Pleno? Deixa aí nos comentários e semana que vem estamos de volta!

Quer tirar seu projeto do papel?

Marque um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-los

Sobre o Autor:

Quer mais Conteúdo?