As 7 etapas do desenvolvimento de software.

Desenvolver software é mesmo um bicho de sete cabeças? Existe jeito melhor ou pior? Normalmente esse processo pode parecer algo que tende sempre a dar problema, mas será que isso precisa mesmo ser uma grande tortura?

Projetos abandonados, operações que não tem fim, as expectativas do cliente que não são alcançadas ou até mesmo o que o cliente pede no começo do projeto e o mesmo é completamente alterado no final.

Pode até parecer um Bicho de Sete Cabeças e pensando nisso a DevMagic criou um processo para cortar cada uma dessas cabeças, simplificando e facilitando o desenvolvimento tecnológico dentro do seu negócio.

Desenvolvimento

 

Quais são nossas etapas de desenvolvimento de Software?

1- Entendimento do problema:

Nesse momento o cliente geralmente já tem uma ideia muito clara de qual será a solução que ele precisa, mas é onde precisamos entender porquê que aquela solução que ele está sugerindo, e se ela é de fato a melhor das soluções.

É nessa fase que descobrimos que às vezes a solução que está sendo pensada naquele momento se não está ultrapassada, de repente já até existem softwares que resolva aquele problema bem melhor do que investir em algo do zero.

Ou seja, é muito importante que a gente saiba exatamente qual o problema do cliente.

2 – Buscando soluções possíveis:

Já nosso próximo passo é a discussão da solução possíveis. Dado que o time já tem a clareza do problema que é necessário resolver, nos reunimos e que discutimos: qual é a solução que cabe no orçamento do projeto? Quais as tecnologias que iremos utilizar? Qual é a ferramenta que vai ajudar para alcançar um orçamento adequado para o cliente e também o tempo do projeto?

Ou seja, necessariamente podemos não criar um produto sempre do 0, e sim com soluções que possam diminuir o tempo de desenvolvimento e ainda assim ter um resultado positivo.

3 – Análise de Cronograma:

Após as duas etapas anteriores, chegamos no momento onde iremos analisar as tarefas, colocando as semana a semana e dessa forma poder, se necessário, realinhar sua estratégia de marketing.

4 – Alinhamento de expectativas e aprovação

Agora, é uma das etapas fundamentais no projeto: é quando realizamos o alinhamento de expectativas e aprovação, revisando tudo junto ao cliente para que nada fique fora e para que todos os pontos do processo estejam claros, e o escopo do negócio esteja alinhado alinhando entre ambas as partes.

5 – Desenvolvimento

Então agora é a parte de iniciarmos o desenvolvimento em si.

Com tudo alinhado e aprovado, é comum ouvirmos que “você terá acesso ao produto só daqui a três meses”, mas aqui na DevMagic, o time vai buscar entregar para os clientes versões semanais para que dessa forma seja possível avaliar se tudo está sendo desenvolvido de fato resolve o problema inicial.

Nessa fase é muito importante a gente ter alguns usuários finais do sistema para que a gente possa ter feedbacks em tempo real, então caso alguma alteração que necessita ser realizada, nossa equipe consegue fazer isso de uma forma muito barata dentro do projeto.

6 – Entrega e Qualidade

Durante todo o processo de desenvolvimento mas teremos profissionais de qualidade que vão garantir a usabilidade funcionalidade do sistema durante todo o processo.

7 – Overdelivery

Aqui na DevMagic estamos sempre estamos buscando formas de surpreender positivamente o cliente com o nosso olhar atento ao mercado e com formas de melhorar a proposta inicial através de um trabalho extra que faça sentido para o seu negócio: Seja no designer na experiência do usuário ou até mesmo estendendo uma funcionalidade.


 


 

Ou seja, através de um trabalho já inicial, vendo se realmente a proposta é uma realidade necessária, podemos otimizar objetivos, custos e prazos durante as etapas.

Ficou curioso e quer saber como a DevMagic pode auxiliar no seu negócio? Marque um horário conosco pelo botão abaixo.

Quer tirar seu projeto do papel?

Marque um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-los

Sobre o Autor:

Quer mais Conteúdo?