Quando conversamos com um desenvolvedor, descobrimos que muito do que se tem como expectativa durante esse processo, nem sempre será uma realidade.
Com o aumento do uso das tecnologias, as empresas estão investindo cada vez mais nesta etapa. No entanto, alguns desafios devem ser superados e algumas verdades faladas.
Então, qual a realidade?
O primeiro passo no desenvolvimento é analisar a ideia a ser trabalhada, pois, a partir daí, você pode refiná-la e encontrar o caminho mais viável e seguro para as próximas etapas.
Definir os objetivos no início do processo dá mais clareza, permitindo você organizar custos, e momentos que ações precisam ser realizadas lado a lado deste processo.
E é aí no desenvolvimento é quando o famoso “Expectativas e realidade” surgem!
Sabe quando falamos: tenha o plano A mas também nas possibilidades de plano B e C? Aqui é quando você precisa, como citamos acima, colocar os principais pontos que você deseja ter em seu produto ou serviço.
Por exemplo:
Expectativa
Você tem a ideia de um serviço que irá proporcionar uma interação a um grupo da terceira idade com objetivos em comum, baseados em mapas e listas.
Realidade
Essa ideia pode não ser tão eficiente dada as dificuldades que uma parte do público alvo possa ter para executar tal função.
Viu como a análise inicial antes do processo de desenvolvimento é necessária? Ela lhe ajuda a ver se o produto ou ferramentas escritas para eles será viável para o público.
Quando estamos no processo de desenvolvimento, ouvimos que algumas funções precisam ser implementadas, porém, elas não haviam sido informadas anteriormente, é aí que aquela etapa anterior é importante.
Uma função que se mostra importante, precisa ter sido analisada antes e cabe a nós que possamos buscar uma forma de, se não for possível atingir o resultado esperado, nos aproximarmos o máximo possível.
Mas claro que essas ocorrências são raras, se a primeira etapa de preparação e analise for exatamente correta, mas muitas vezes um desenvolvedor que se junta ao processo no meio dessa nova etapa apenas recebe o “que precisa fazer”, sem saber quais recursos o serviço ou produto terão em sua totalidade, bem como a expectativa final.
A gente sabe que do desenvolvimento até a etapa de testes, existe uma grande caminho, mas aqui na DevMagic, como já conversamos antes, sempre buscamos seguir lado a lado com o desenvolvimento, para que tudo esteja adequando e dentro das expectativas das equipes e dos clientes.
Mesmo já tendo passado por diversas revisões, algumas falhas surgem apenas quando utilizado de forma plena por um usuário. Alguns erros que passou despercebido na fase de desenvolvimento, podem ser resolvidos de forma rápida pelas equipes.
O processo de desenvolvimento, como podemos ver, é um grande momento de expectativa contra realidade, onde o desenvolvedor, trabalhando nos processos, é idealizado como um transformador daquilo que foi requisitado em algo real, efetivo e funcional para os usuários.
Quer saber como a DevMagic pode ajudar você nesse processo? Marque um horário conosco.