A usabilidade de um produto e entender a necessidade do usuário são os pontos fortes e estão atrelados ao Ux Design.
Ou seja, se um bom trabalho nesse sentido não é feito, seu negócio ou produto corre o risco de perder usuários para os concorrentes, afinal ninguém busca por soluções complexas de se entender ou usar.
O Ux Design pode ser seu ponto de crescimento.
Dentro de um aplicativo – e na vida real também, existe um certo período de aprendizagem, que é quando seu usuário buscará entender funções ou comendados, porém esse “período” precisa ser curto e nem um pouco complexo. É fundamental que o usuário já compreenda todo caminho, logo no primeiro contato visual.
Mas porquê? Muitas vezes esquecemos dos usuários casuais, que apenas terão um contato semanal com seu produto durante poucas horas na semana e eles não vão procurar aprender a usar algo toda vez que abrirem o seu produto.
Isso acaba gerando a insatisfação e muitas vezes abandono da ferramenta – com certeza você já parou de usar algo exatamente por esse motivo! E já ouviu amigos ou colegas reportando o mesmo.
Como solucionar isso? É só durante o projeto, buscar uma linguagem simples de entendimento e de fácil interação entre sistema e usuário.
Projete uma interface voltada ao seu usuário. É dificil, mas precisamos lembrar que: você não é seu usuário! O que pode parecer simples para você, pode não ser para outros. Muitas vezes esquecemos que nossa bolha não é a mesma dos outros.
Então o UX Design vai me ajudar?
Como conceito central, o “user experience (UX)“, ou experiência do usuário, diz respeito a todas as ações realizadas no processo de criação para tornar qualquer tipo de produto — seja ele físico ou digital — mais acessível à finalidade para qual foi criado.
Ou seja, quando você passa a trabalhar focado na melhor experiência dos seus clientes / usuários com seu produto, você sobe um nível em relação a sua concorrência e começa a se destacar no mercado.
O UX Design coloca quem é mais importante no centro de tudo: como seu cliente usará.
Ele vai criar esboços, e até versões de teste para você analisar se ele está adequado para seu público alvo.
Muitas vezes é interessante que essas analises sejam feitas com as pessoas que estão “longe do produto”, mas que dentro do seu público: quem sabe um conhecido. Eles podem dar opiniões reais sem o comprometimento de estar na equipe.