Muitas vezes você lança o seu produto, ele está funcionando adequadamente, já foi validado, mas alguns clientes lhe dão sugestões com possíveis melhorias.
Com certeza, você já deve ter visto alguns serviços que em pouco tempo já trazem essas melhorias, mas como isso deve ser feito?
Aqui na DevMagic já conversamos sobre o desenvolvimento contínuo e é exatamente esse momento que ele se mostra mais eficaz: quando você já tem um sistema programado de melhorias sem precisar realocar custos e equipes.
Imagine o seguinte caso: um usuário sugere uma atualização na interface que auxilia não apenas a ele, mas também a outros usuários a aproveitar de forma mais rápida o seu produto, gerando mais tempo de uso e tornando ele um hábito.
Tiktok, Instagram e tantos outros buscam trabalhar com essas informações a partir da opinião do usuário.
Boa parte dessas mudanças são realizadas de forma gradativa, para não existir a necessidade de um tempo de aprendizagem por parte de seu usuário, e sim a busca de uso intuitivo.
Quando você não possui um processo de desenvolvimento contínuo ou querendo correr atrás do prejuízo, você irá notar uma mudança abrupta que pode causar a paralisação do uso, pois os usuários não entendem o que fazer ou pior, aquilo que tanto pediram demorou muito para entrar ou muito menos foi implementado.
Você não se recorda quando ocorreu isso? Alguns exemplos: mudança na timeline do Instagram bem como a inclusão de Reels, tendo até uma campanha por parte de grandes influenciadores da plataforma querendo a volta do feed de fotos.
É um tipo de ação que pode acabar com toda sua audiência ou, pior, com o seu produto. Com certeza, eles não analisaram os feedbacks e foram apenas buscar uma alternativa pensando que o seu público gostaria devido a um novo concorrente que vem crescendo do mercado.
Ou seja, é sempre importante você ter esse planejamento já organizado: análise de feedbacks e atualizações recorrentes, mas atrelada ao que seu público deseja.