Como por no papel uma ideia?

Já teve uma ideia, mas não sabe como por no papel? Muitas vezes é uma solução que pode ajudar não apenas você, mas outras pessoas e deixá-la de lado não é uma boa, mas como organizar?

Com certeza, você em algum momento já teve a ideia de um serviço ou produto, seja digital ou não, que acredita que possa ser útil? Seja uma automação, ou quem sabe uma peça, muitas vezes essas ideias acabam perdidas, e você acaba se vendo anos mais tardes ainda buscando uma forma de solucionar esses problemas.

Ideia

Aprenda a colocar uma ideia no papel

Só que a gente pensa: “Como colocar isso no papel? Faço um esboço? Anoto os pontos principais? Converso com alguém?” Nem sempre por no papel é simples, e você pode acabar esquecendo algum ponto importante, mas com algumas dicas você consegue se organizar e deixar sua ideia documentada:

1 – Use um caderno para anotar sua ideia
Coloque tudo o que pensou, se tem uma ideia de formato, ou até mesmo para quem será. É nesse ponto que o pensamento inicial irá ajudar a moldar os próximos passos. Não é difícil, e essa etapa te ajuda a não esquecer nada e sempre lembrar qual a base da sua ideia. Não tem um caderno? Sem problemas: o bloco de notas do seu celular também serve.

Algum tempo depois, suas anotações vão parecer fora de ordem e é nesse momento que você pode organiza-las: olhe todos os pontos levantados, e coloque-os em uma escala decrescente: o mais importante acima e assim, até o item menos importante.

Nessa análise você pode encontrar detalhes para que sua ideia tenha sempre alguma novidade, mostrando-se em constante atualização.

2 – Não tenha medo!
Por ainda estar pondo a ideia no papel, você está investindo apenas o seu tempo, então não tenha medo! Às vezes a ideia é que você tem pode não se aplicar naquele momento, mas num futuro, pode ser útil. Imagine cenários, dificuldades que podem surgir no caminho e todos os elementos que possam interferir no seu projeto ou produto.

Tire alguns minutos da sua rotina, seja aqueles minutos no transporte ou então quando está em ócio.

3 – A principal regra é: Acredite no seu sonho!
Vamos lá: se você mesmo não acredita no seu sonho, como vai convencer alguém a comprar o seu projeto ou serviço? Então pense que ele é possível! Se você com todas as anotações ainda ficar com medo, é nesse momento que vale conversar com alguém.

Procure aquele seu amigo que vive um problema similar, ou para o qual pensa que o seu produto ou serviço irá ajudá-lo. Pergunte o que ele acha de algo similar, se já testou algum serviço assim, mas sempre sem deixar seus planos em aberto. Uma sondagem não faz mal!

Eu usei algumas referências mais simples que encontrei como denominador comum nas dicas de criação de ideias.

Muitas vezes colocamos empecilhos na hora de colocar nossa ideia no papel, principalmente quando encaramos como uma etapa importante para ver como dar continuidade a esse plano e, na verdade, sem ela não é possível saber se será um passo importante ou não.

Aqui na DevMagic nossa equipe está preparada para lhe ajudar a entender qual a sua ideia e como tira-la do papel, já que sabemos como organizar software e produtos na medida certa para sua empresa crescer.

Quer tirar seu projeto do papel?

Marque um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-los

Sobre o Autor:

Quer mais Conteúdo?