Como ser um desenvolvedor?

As tecnologias estão aí, e é um dos mercados em crescimento, com busca de novos profissionais, mas como ser um desenvolvedor? Em que áreas trabalhar?

Tudo que usamos no nosso dia a dia – sejam aplicativos ou sistemas passam na mão de um desenvolvedor, já que ele é o profissional responsável por criar, organizar ou fazer manutenção de programas ou sistemas para produtos eletrônicos como computadores, tablets, videogames e smartphones. Então como entrar nesse mercado?

Mas como ser um desenvolvedor?

A primeira coisa é que você pode começar com alguns cursos rápidos e gratuitos na internet. Muitos deles dão uma introdução básica e te permitem já ter um contato inicial e ver se essa área é para você, já que existem varias áreas de atuações.

Depois, você vai encontrar o tipo de desenvolvimento que gosta: para softwares, mobile ou web, se Front-end ou Back-end. E nessa etapa, você também encontra algumas opções gratuitas.

Vamos deixar uma série de links com diversas opções aqui abaixo. Com esses links você pode começar aos poucos, com poucas horas diárias e quem sabe encontrar sua profissão futura ou mudar de mercado!

Cursos / Aulas gratuitas no Youtube ou em plataformas:
https://www.freecodecamp.org/ – em inglês
https://ocw.mit.edu/index.htm – em inglês
https://www.codecademy.com/catalog – em inglês
https://br.bitdegree.org – em inglês
https://cursos.timtec.com.br/courses – em português
https://www.cursoemvideo.com/cursos/ – em português
https://www.rocketseat.com.br/ – em português

Alguns desses cursos disponibilizam certificados enquanto outros dão uma introdução às áreas.

Isso por que ainda não falamos nem de linguagem: existem desenvolvedores especializados em Angular.Js, React, Flutter… mas muitos começaram como citamos acima: fazendo aulas iniciais e posteriormente vendo qual caminho seguir.

Viu como começar é simples. Você pode antes de investir em cursos, buscar algumas alternativas gratuitas para ver se realmente é isso que deseja.

Quer tirar seu projeto do papel?

Marque um horário com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-los

Sobre o Autor:

Quer mais Conteúdo?