Validar uma ideia é entender se, de fato, ela funciona no mundo real; fora do campo das ideias.
Ou seja: Se ela tem potencial para realmente resolver um problema ou beneficiar um grupo de pessoas.
Existem várias teorias por trás do processo. Mas aqui na DevMagic, a gente tem uma concepção um pouco mais pragmática sobre o assunto.
A importância da validação
Com certeza, a primeira coisa que você vai ouvir ou já ouvir é: “Já validou sua ideia”?
Diversos livros e ferramentas vão te sugerir que você gaste tempo e use métodos diferentes, tentando entender e aplicar tudo o que descobrir sobre o tema.
Como uma empresa que já participou de diversos processos como este, iremos te dizer nosso entendimento sobre validação.
E ele é muito simples. Validação é: quando alguém paga pelo seu produto.
Exceto em alguns modelos de negócios, que iremos abordar em outro momento, validar um produto significa que você conseguiu imprimir valor o suficiente nele, para que seja consumido e pago por alguém.

Só isso? Não!
Assim como “Uma única andorinha não faz verão”, um único cliente não vai sustentar o seu negócio.
A validação é o primeiro passo de um grande processo onde seu produto ganhará escala através das demandas que os usuários exigirem.
Esqueça processos mais complicados do que o desenvolvimento do seu negócio.
Foque no simples o suficiente que te faça entender aquela etapa e seguinte adiante.
Você já validou a sua ideia? Pense nisso!